sábado, 13 de abril de 2013

Five Flower Remedy - o pronto socorro da Alma


Após a descoberta dos doze primeiros florais  denominados de curadores, Dr. Bach elaborou uma fórmula específica para o combate da desintegração do sistema psicoenergético decorrente de um acontecimento súbito e desagradável pelo qual a pessoa passava: a essência Floral de Urgência, uma combinação para resgatar a alma.
Utilizou sua primeira fórmula para socorrer dois náufragos, resgatados após cinco horas de desespero no mar da costa leste da Inglaterra. Nos lábios do mais jovem, já em delírio, Dr. Bach pingou gotas de sua fórmula de urgência e logo em seguida o marinheiro já dava sinais de recuperação, pedindo por um cigarro. Nessa ocasião, esta fórmula era composta por três essências:

-Impatiens, que acalma e reduz a tensão nervosa.
-Clematis, para a recuperação da consciência e tendência a “retirar-se”.
-Rock Rose, que alivia a sensação de terror e pânico.

     


Depois de completar a descoberta das 38 essências, Dr. Bach complementou sua fórmula acrescentando:



-Cherry Plum, para o medo de perder o autocontrole mental e físico.
-Star of Bethlehem, que remove os efeitos do choque, com potencial de se transformar em trauma, e ajuda na reorientação da pessoa.

Sobre o "Resgate da Alma", disse Dr. Bach: "Assim, mostre às pessoas, 'crianças do CRIADOR', a individualidade divina existente dentro delas, capaz de superar todas as provas e dificuldades; ajude-as a conduzir seu barco no mar da vida, mantendo um curso verdadeiro e sem dar atenção aos outros. Ensine-as também, a sempre olhar para frente, pois embora possam ter saído de seu curso e sofrido tormentas e tempestades, existe sempre, para cada um de nós, um porto de paz e segurança."


Dr. Bach chamou este remédio de Rescue, que quer dizer “resgate”, composto das 5 essênciasA Healing Herbs, sob comando de Julian Barnard, comercializa exatamente esta fórmula com o nome de Five Flower Remedy, o "Remédio das Cinco Flores".
Este "pronto socorro da alma", como chamava Dr. Bach, promove o realinhamento energético daquele que precisa ser socorrido imediatamente: após um choque emocional, físico e/ou psíquico, após um susto, após ter recebido más notícias, ter sofrido um acidente ou ter passado por um grande aborrecimento... e tantas outras situações fortes que necessitam de alívio imediato.
O remédio de urgência é o único concentrado composto preparado pelo Dr. Bach. É o mais conhecido de todo o sistema floral e age em todos os tipos de pessoas ou animais. Ele reintegra imediatamente o sistema psicoenergético e cuida para que as consequências do choque sofrido não deem início a um trauma e o individuo volte a perder o seu centro.
Seu efeito em casos extremos é observado dentro de 30 segundos, estabilizando o equilíbrio emocional. Ele também é muito eficaz antes e depois de uma cirurgia acelerando o processo de cura, tratamento dentário, antes de exames e provas, nas instituições.  Acalma a tensão nas situações de viagens de avião, falar em público, entrevistas de emprego, em crianças assustadas após uma queda ou um susto diante de um animal ou uma pessoa estranha...etc.
                   
Five Flower também pode ser utilizado sob a forma de creme, com o acrescimo  do  Crab Apple, para ser usado em escoriações, queimaduras, cortes, mordida de insetos, erupções cutâneas súbitas, como auxiliar em massagens, além de outras utilidades. 
Importante lembrar que esse floral de urgência não foi feito para substituir um atendimento médico de emergência,   nem para ser usado como panaceia geral.


Como utilizá-lo em situações agudas:

- Pingar quatro gotas do concentrado direto na boca ou em 1 copo de água e tomar em pequenos goles, de 10 em 10 minutos, até que o equilíbrio seja recuperado. Em caso de urgência ou acidente é interessante que a pessoa que presta assistência também tome essa essência.
- Algumas gotas na água de beber ajudam na recuperação de animais domésticos, pássaros traumatizados ou acidentados.
- No caso de dor das picadas ou mordidas, pingar gotas diretamente do frasco na área afetada.
- No caso de bebê ou quando a pessoa não tem condições de ingerir líquido (por estará desfalecido, por exemplo), pingar gotas sobre os lábios, as têmporas, os pulsos, as dobras do cotovelo, na nuca, na região do coração ou tireoide.
- Se for usado como componente de uma associação, ele conta apenas como uma essência floral, utilizando-se duas  gotas para cada 10 ml de líquido.


Uso externo

-4 gotas de concentrado em ½ litro de água para uso em compressas,   
 emplastos, ataduras.

-Na água para banho dos bebês.




Pela eficácia de sua aplicação nas situações citadas, recomenda-se que esta essência seja sempre levada na bolsa ou esteja sempre à mão para ser utilizada, de imediato, nos momentos de urgência ou primeiros socorros.




A Essência Floral de Urgência é a primeira, em caso de emergência e a última, se tudo mais falhar”.




Até a próxima!


Nenhum comentário: