segunda-feira, 27 de outubro de 2014

EXAUSTÃO E AS ESSENCIAS FLORAIS DE BACH


Esse artigo  em parceria com os blogs  de 
José Sencini ( clique aqui ) e de Miriam Ilda da Silva (clique aqui)tem a finalidade de promover uma visão mais ampla possível sobre os estados de exaustão que afetam o Ser Humano.  Da nossa parte, falaremos os estados mentais e emocionais que o Dr Bach  descreveu para as pessoas que apresentam sintomas de exaustão.  As Essências Florais ajudam a modificar os nossos  hábitos inconscientes que nos fazem exaurir  nossas energias físicas e mentais. Os resultados são bastante promissores com uso do floral. Aprender a descansar e perceber os próprios limites é fundamental e faz parte do desenvolvimento do autoconhecimento. 
Antes de comentar as essências florais do Dr Bach, passaremos algumas dicas que a sabedoria oriental descreve como um meio de vitalizar  mente e corpo.

A sabedoria oriental pode propiciar métodos eficazes de recuperação energética. As pessoas que reclamam de cansaço podem ser beneficiadas por meio de métodos naturais usando a mente  como um meio de ativar as funções orgânicas regeneradoras. Os orientais defendem a crença de que o nosso corpo físico é permeado e energizado por um outro corpo, chamado corpo Qi (energia). Esse corpo Qi nutre, regenera e vitaliza o corpo físico percorrendo por  caminhos  que vão desde as extremidades do corpo até o seu interior, interligando de diversas estruturas orgânicas. Esses caminhos são conhecidos como os famosos canais de energia da acupuntura. Quando esses canais são preenchidos com  o Qi (energia) circulando por todo o seu trajeto, há saúde. Quando o Qi não preenche os canais de energia, ou fica estagnado nos canais, sintomas diversos são percebidos.
Canais de Energia (Qi)
O cansaço físico e mental  são sintomas que estão relacionados com a má distribuição do Qi nos canais de energia do Estômago e do Baço Pâncreas. Esse canais  são responsáveis por degradar os alimentos pelo  processo de digestão e  por captar a energia dos alimentos, convertendo-a em energia útil ao funcionamento orgânico do corpo físico. O  desgaste físico e mental  é o principal indicativo da  deficiência energética  desses canais. Além disso, temos os sintomas de dispersão de pensamento, falta de concentração no dia a dia, necessidade de comer doces de maneira obsessiva e pensamentos excessivos que não deixam a pessoa dormir.
Uma dica prática de massagem esta em golpear com as  mãos fechadas a região logo abaixo  dos joelhos, na parte lateral, onde se encontra o ponto de acupuntura Suzanli. Ou até esfregar  de forma delicada a  parte de fora da canela, desde o joelho até  o tornozelo. Fazer diversas vezes  esse tratamento físico ajuda na recuperação do seu corpo e de sua energia.











A  outra dica é o uso da meditação com o objetivo de focar a sua atenção na região do umbigo, junto com uma respiração profunda. Esse método  permite  uma melhora da sua capacidade de regeneração mental. Permitir-se fixar a sua mente no umbigo com uma respiração profunda, promove uma mudança significativa nas pessoas que apresentam  excesso de pensamentos. O efeito de tranquilidade é percebido  depois de 15 minutos de meditação. Essa meditação pode ser feita à noite, antes de dormir.  

A prática  dessas dicas conjugadas com a ingestão das essências florais vão ajudá-lo a combater seu cansaço.
Agora vamos aos florais.
Gorse

Indicação do Dr Bach – "Imensa desesperança. Pessoas que acreditam nada mais pode ser feito por elas. Podem tentar diferentes tratamentos, se persuadidos ou até para agradar aos outros, mas , ao mesmo tempo, asseguram, aos que as cercam de que há pouca esperança de alivio".
Você é uma pessoa que desistiu de alguma coisa? Abriu mão de algum projeto de vida? Já tentou diversas vezes realizar algum intento e nada? Pois é , esse floral pode ajudar!!! O Gorse é o floral daquele que busca dentro de si a nutrição da semente da esperança diante dos momentos de maiores dificuldades. Permite a nossa consciência fortalecer o contato com a  Luz do aprendizado de que, a última coisa que podemos perder, é a esperança.



A flor  amarela ouro toca  nossa Alma, resgatando energia e poder de aprendizado com alegria, sem desistir da vida ou de qualquer coisa que deveríamos realizar e não estamos conseguimos. Seu efeito na Alma é percebido com um sentimento de vontade de reiniciar algo ou  permitir-se sonhar de maneira positiva e construtiva. Retira gradativamente o estado de lamentações, desculpas e empecilhos que impedem a capacidade de realização.  O sentimento de vida se instala no centro do seu Ser e permite vitalizar a sua mente com a Luz da Esperança.
É muito comum essas pessoas que perderam a esperança na vida apresentarem perda de luz nos olhos e na face. Nos casos mais crônicos podemos observar olheiras.  Sempre estarão reclamando da perda de vitalidade e cansaço crônico. Dificilmente tomam iniciativa para qualquer intento. Essa essência revitaliza o ser, traz força mental para viver com encorajamento e retira os pensamentos negativos e  o pessimismo crônicos.
A signatura da planta mostra  sua capacidade de trazer a Luz de cor amarela vinda da flor em pleno inverno. Segundo os orientais, a energia do inverno influencia a mente de maneira que a capacidade de realizar os desejos fique adormecida e nos leva ao recolhimento e à introspecção, economizando energia,  com o objetivo de  permitir nossa revitalização.
O uso desse floral pode ser indicado para os momentos de recuperação pós uma doença grave, depois de um período de estresse, prolongado ou até para se recuperar do estresse causado por um projeto fracassado ou de algum acontecimento que tenha trazido muitas decepções. O terapeuta deve recomendá-lo aos pacientes que não respondem ao tratamento,  devido à crença que  seu corpo não pode se curar naturalmente. Indicado para as pessoas que se permitem ser ajudadas  por entes queridos , mas  não conseguem responder positivamente às terapias.    

Oak
Indicação do Dr Bach  - "Para aqueles que estão lutando e batalhando intensamente tanto em sua recuperação quanto em suas atribuições cotidianas. Que seguirá tentando uma coisa após a outra, apesar do seu caso parecer perdido. Continuará na luta. E se descontenta consigo mesmo se uma doença interfere nos seus afazeres,  ou no auxilio aos outros. Trata-se de uma pessoa valente, que luta contra grandes dificuldades sem perder a esperança pelo esforço empreendido."
Você já percebeu que quase nunca descansa? Dorme bem, mas ainda assim, acorda exaurido? Já percebeu que nos momentos de lazer você fica buscando algum trabalho para fazer? Você sabe qual o seu limite físico? Você vai trabalhar mesmo que esteja com febre?
Esse floral é altamente indicado para todas as pessoas que costumam viver em constante estresse e nem percebem os sinais de cansaço que o corpo está indicando. São pessoas que, apesar das dificuldades, estão sempre carregando o  fardo sem reclamar, atuando como um verdadeiro guerreiro. A rotina massacrante do dia a dia pode nos levar a perder a sensibilidade e a percepção da necessidade de descansar. As esposas sempre vão indicar esse floral para os marido quando percebem seu estado de exaustão. São pessoas que perderam o prazer de viver ou de fazer  suas atividades com gosto e passaram a  executar suas tarefas e suas experiências de vida  como  dever ou obrigação e não como  desafio.
A arvore de Oak representa um símbolo de Força e resistência por seu tamanho e durabilidade. Essa essência  energiza o  corpo e a mente para nos fazer perceber  que devemos respeitar os nossos limites físicos, emocionais e mentais. Ela nos traz a sabedoria  em lidar com o estresse do dia a dia com flexibilidade executando nossas tarefas com prazer, delegando quando for preciso.
Essa essência é indicada em períodos de acúmulo de tarefas ou excesso de trabalho, pois dá suporte e estamina para isso. O terapeuta dever utiliza-la em casos de pacientes que não dão sequencia ao tratamento, estão sempre faltando e remarcando as sessões ou tendem a desaparecer quando apresentam uma pequena melhora do seu quadro, caindo depois em recidivas, devido à seu estado depalperado. São pessoas que não acreditam estar doentes, afirmam não ter tempo para descansar ou para se tratar e acabam indo trabalhar, mesmo quando gripados.
Alguns pacientes reclamam que ao tomar essa essência começam sentir dores no corpo, principalmente nas costas e ombros. Chegam a pensar que foi o floral que causou as dores, mas isso não é verdadeiro. A verdade é que o floral simplesmente os faz perceber e sentir os excessos que vem cometendo, sem ter consciencia de sua exaustão. A orientação para essa situação seria a de não parar de tomar o remédio floral e procurar métodos alternativos como massagem, acupuntura e outras atividades relaxantes para auxiliar na sua recuperação. Pode-se utilizar essa essência pingando duas gotas no óleo de massagem com o objetivo de diminuir a tensão e regenerar os tecidos envolvidos.

Olive 
Indicação do Dr Bach – "para que os sofreram muito, tanto mental quanto fisicamente, e estão exaustos e desgastados que se sentem que não tem mais forças para empreender qualquer esforço. O trabalho cotidiano lhes é duro e não dá prazer."

Você se sente muito cansado? Voce sente que não tem energia para fazer mais nada? Procura se alimentar direito, toma remédios vitalizantes e não melhora? Sente-se tão cansado que não consegue nem dormir?
Pois é! Essa essência tem o poder de vitalizar a nossa percepção corporal e mental diante dos momentos de exaustão. É muito comum não percebemos os motivos que nos levaram a chegar a exaustão. A capacidade de gerenciar os nossos níveis de energia é natural. Toda pessoa equilibrada tem a percepção antecipada que uma determinada atividade diária pode ser exaustiva. Na verdade, individualmente,   cada pessoa apresenta uma capacidade de resistência maior ou menor diante de uma mesma tarefa. A diferença esta na capacidade do gerenciamento do desgaste físico e mental durante o processo de execução da  tarefa.  A essência Olive nos permite aumentar essa percepção de forma nítida e clara. Um exemplo disso é o poder vitalizante que uma caminhada na floresta pode gerar para algumas pessoas, sendo que para outras, seria um martírio. Um fator determinante na manutenção de nosso nível de energia está no poder do pensamento positivo e na busca de atividades que nos promovam a alegria e prazer. A oliveira é maravilhosa para despertar o poder de vitalização do nosso corpo.
Quando pegamos um punhado da flor e das folhas da oliveira   a sensação que essa planta nos promove é maravilhosa. Depois de alguns segundos percebe-se um calor e uma energia que sobem da mão até o braço. O poder de regeneração que essa árvore tem é enorme. A sua signatura mostra sua grande capacidade de resistência diante de um  quente e árido, onde o abastecimento de agua é raro e mesmo assim a oliveira cresce e produz azeitonas em grande quantidade.
A essência floral Olive é indicada para pacientes que estão se alimentando adequadamente e  buscam se cuidar por meio de diversas terapias alternativas, mas não melhoram.  Ela é capaz de mostrar os limites e auxiliar a recuperar a energia após o devido descanso. É uma essência que pode ser utilizada em sessões de acupuntura para auxiliar a energizar os canais de energia do Estômago e do Baço Pancreas.

Agora, diante destas informações, tente parar um pouquinho suas atividades e entender o porquê do seu cansaço. Perceba-se, ouça seu corpo, respeite-o. Escolha seu floral e descanse!

Até a próxima!







Nenhum comentário: