quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mudar não é facil, mas é sempre preciso.





Nos dias de hoje, o desapego e o desejo de mudança são atributos muito valorizados nas pessoas. Há alguns anos, quando uma pessoa mudava de emprego com frequência passava a ser desvalorizada no mercado de trabalho. Pensava-se em qualidades como fidelidade, constância e maturidade, e mudar era sinônimo de imaturidade. 

Hoje, o ato de mudar é altamente incentivado. Aquele que constantemente muda de emprego, demonstra que é ambicioso e que está sempre se transformando e modificando seu ambiente em busca do melhor. 

Sendo assim, a pessoa muda de casa, de cidade, de emprego, de namorada, de amigos, de formas de pensar, de partido político, de estilo de vida, etc... Renovar-se é saudável porque é sinal de atualização constante. A vida é valiosa e o tempo corre, já diziam os mestres orientais. 


Quando trabalhamos com a Terapia Floral de Bach, é nisso que nos baseamos, pois sabemos que a atitude de modificar-se é um axioma dentro do desenvolvimento pessoal. Mas empreender um processo de mudança pessoal não é tarefa fácil e para tal, não há técnicas milagrosas ou manual de instruções. É uma atitude mental que passa, não só pela inspiração, mas também, pela transpiração, portanto, alguns cuidados devem ser observados:

1. O verdadeiro sentimento de mudança deve nascer a partir do surgimento de uma necessidade fundamental, não de uma mera insatisfação passageira.

2. Mudar por impulso, sem consciência, sem propósito, movido pelo calor do entusiasmo leva ao autoengano e acaba levando ao pessimismo e à frustração, pois não passa pelo processo mental.

3. O processo de mudança deve ativar o sentimento de otimismo e esperança. 

4. Mudar verdadeiramente leva tempo e é preciso aprender muito com as derrotas, aceitando-as como caminhos a serem evitados, para não cair no mesmo erro.

5. Nenhuma mudança pode violentar o seu serEla deve gerar harmonia, pois mudar não significa perder a essência, mas sim, encontrá-la.







Na verdade, o que conduz realmente um processo de mudança é a Força de Vontade que é impulsionada pelo propósito. A resiliência surge da capacidade de acreditar no seu propósito de vida. Mudar não é só questão de coragem mas também disciplina, honestidade, concentração, resiliência e flexibilidade. As essencias florais ajudam nesse caminho .
Mudar realmente vale a pena quando nos propomos desenvolver o sentimento de que somos capazes de nos reinventar
Quando perceber realizada a sua mudança, fique satisfeito: aceite sua vitória e comemore. O resultado será um sentimento de paz e felicidade!






Até a próxima 

Nenhum comentário: