segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

AUTO CUIDADO - M.T.C., FLORAIS DE BACH E CONHECIMENTO: 2 - Canal de Energia do Figado

Mantendo nossa proposta de  divulgar o poder de cura que o trabalho com os canais de energias  da medicinal oriental pode proporcionar, independente de seu grau de conhecimento nesse assunto, escrevo esse artigo focando, desta vez,  o Canal de Energia de Figado que é responsável por uma serie funções fisiologias físicas e emocionais importantes para a preservação do estado de harmonia interior orgânico e emocional. Lembramos que cada canal de energia transporta o Qi de um dos órgão do sistema por todo o corpo. É necessário conhecer, pelo menos um pouco, a trajetória desses canais para que possamos despertar, em nós mesmos, o poder de cura que nos é natural.

Canal de Energia do Figado e da Vesícula Biliar

O caminho do canal de energia do Figado se inicia-se no hálux (dedão) nos pés. Ascende pela parte interna das pernas e chega no abdome na parte latero inferior. Nessa parte do canal de energia  temos a presença de músculos potentes que nos permitem nos lançar para o alto. A Sabedoria Oriental explica  que pessoas com desequilíbrios de energia no canal do Figado podem apresentar dores na região interna dos membros inferiores, lesões musculares e caibras.

Focar a sua atenção no caminho do canal de energia do Figado permite um relaxamento autoinduzido dos músculos. Massagear esse caminho permite a recuperação mais rápida das lesões musculares.




canal de energia do figado 
na região pubiana

Na região do púbis, o canal de energia do Figado se relaciona com os genitais externos e internos e com a musculatura do abdome. Visualizar e massagear essa região permite a liberação da Qi estagnado que pode estar perturbando o bem estar, no caso das mulheres, provocando cólicas menstruais. Nos homens, esse massageamento ajuda na melhora do seu  desempenho  sexual e na liberação de problemas de dores ao urinar.




O canal de energia do Figado tem  relação com o movimento energético natural do elemento madeira, cuja característica fundamental é o movimento da expansão. Todo fenômeno natural que tem a característica de se expandir  é regido pelo movimento do elemento madeira.  O crescimento da arvore é simbolismo mais marcante desse movimento: a semente no fundo da terra se expande tanto para o alto formando o tronco, como  para baixo expandindo-se em forma de raízes. No ser humano, o órgão físico Figado manifesta esse movimento de expansão, pois sua função é promover a distribuição de nutrientes por todo o corpo de maneira que possa atender suas necessidades orgânicas de forma eficiente e precisa.

Segundo o conhecimento dos mestres orientais, o sangue (Xue) é distribuído pelo canal de energia (Qi) do Figado (Gan), nutrindo o corpo humano, especialmente, os músculos. De acordo com o movimento que esteja sendo executado pelo corpo, uma maior quantidade de sangue (Xue) será direcionado, de maneira precisa, para nutrir exatamente os músculos  responsáveis por aquele determinado movimento. Existe uma ditado dentro da Sabedoria Oriental que diz , " o sangue esta nos músculos de dia e a noite esta no figado (Gan)" evidenciando que o fígado reserva o sangue durante o tempo em que o corpo está em repouso para distribuí-lo, durante o dia, quando o corpo se encontra em movimento constante.

ligações internas do canal de 
energia do Figado 
O canal de energia (Qi) do Fígado se liga internamente com a víscera Vesícula Biliar , nutrindo-a com o Qi necessário para seu desempenho na função hepática de promover a digestão das gorduras, sintetizando e liberando a bile. Massageie a região do hipocôndrio e do tórax principalmente do lado direito do corpo para ajudar no processo de liberação da bile de forma que possa melhorar os sintomas de digestão lenta, eructações, queimação estomacal, sensação de estomago cheio persistente, etc...


Com respeito à parte emocional, os orientais associam  o movimento madeira com o sentimento de raiva devido a forma que essa emoção atua no corpo. A Sabedoria Oriental descreve que a manifestação corporal da raiva é de natureza expansiva. Quando estamos irados  a tendencia é controlar esse sentimento ruim por meio da contração dos músculos. Mas dependendo do nível de intensidade dessa emoção,  sua capacidade de expandir-se no corpo  pode gerar manifestações com movimentos de natureza agressiva. Ou pode se manifestar atingindo a cabeça em forma de dores de cabeça, tensão no pescoço e nos ombros e sentimento imperioso de fazer justiça.  Ao se observar o caminho do canal de energia do figado nota-se que  Figado e cérebro estão intrinsecamente ligados, justificando que, conforme observam os terapeutas orientais, a maior fonte de dores de cabeça esta na má digestão do sentimento de raiva.

Os olhos são a expressão somática do estado energético do Fígado devido a sua conexão  com o canal de energia. Problemas visuais e  inflamações no globo ocular e na conjuntiva tem uma relação estreita com  a tendencia ou a necessidade que a pessoa tem de guardar a raiva devido a dificuldade ou impossibilidade de expressar essa emoção de maneira saudável. A observação: "Olhos vermelhos de raiva " tem o seu fundo de verdade. Outra causa de problemas oculares é a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas que vão intoxicando o canal de energia do figado  acabando por se somatizar nos olhos.

canal de energia do figado ligando
olhos, estomago e cabeça


Massagear o ponto de F14 localizado na região do hipocôndrio direito ajuda a melhorar o processo digestivo e problemas de sensibilidade nas mamas na nos períodos de T.P.M. Alem disso, fortalece as funções hepáticas de maneira geral. 
pontos F13 e F14

Mulheres que apresentam sintomas de T.P.M. e cólicas menstruais devem sempre cuidar com amor do seu canal de energia do Figado. O estado de instabilidade emocional e desconforto físico podem ser melhorados de maneira significativa por meio da massagem no ponto F3, localizado no pé.




O ato de meditar regularmente tende a melhorar o fluxo energético em todos os canais de energias , mas principalmente do canal de energia do Fígado. Além disso, permite melhorar  sua capacidade de produzir "insight"s que nos ajudam na resolução dos problemas do dia a dia. A meditação focada no canal de energia do figado se for pratica de maneira continua, a longo prazo, fortalece a capacidade de visualizar  o direcionamento de vida. Os mestres orientais dizem que uma pessoa que tem o canal de energia do Figado saudável tem um forte  senso de direcionamento de vida graças a sua capacidade intuir. 




TERAPIA FLORAL E O MOVIMENTO MADEIRA

Na Terapia Floral o uso da essência CERATO permite à pessoa uma maior capacidade de se firmar com  autoconfiança percebendo  suas intuições e aumentando o fluxo de "insights" em sua mente. Dr. Bach descobriu que essa flor é originaria da China, diretamente das montanhas do Himalaia, onde se encontram as maiores escolas de desenvolvimento espiritual por meio da meditação. A cor azul/violeta dessa flor simboliza e fortalece vibracionalmente a conexão com o centro de energia frontal da face (terceiro olho), justificando a sua ação nas funções mentais intuitivas. 

CERATO para pessoas que
 não acreditam na sua intuição

Outra essência floral que influencia o canal de energia do Figado é  a gramínea WILD OAT. Essa planta apresenta um caule extremamente flexível que fica dançando conforme o soprar do vento.. Esse simbolismo dessa planta representa as influencias que o meio ambiente exerce na capacidade de direcionar a vida. Muitas pessoas não conseguem encontrar seu caminho de vida devido a dificuldade em se manter focado num único propósito. Esse sofrimento de alma tende a gerar estados emocionais de frustração e desanimo, alem disso, geram a estagnação no canal de energia do figado que pode se somatizar em forma de problemas físicos. O  uso da essência floral Wild Oat fortalece o senso de direcionamento de vida que é nos oferecido pelo contato com o Eu Superior. 
Wild Oat para pessoas que não 
conseguem definir um caminho de vida

Faça esse alongamento no sentido de promover uma maior fluência energética no canal de energia do figado. Boa prática e seja feliz! 
alongamento do Canal de Energia do Figado 


Caso tenha gostado desse tema e queira conhecer mais sobre o assunto, acesse:  
canal de energia do Rim.

Caso queira aprender sobre essências florais de Bach e suas relações com os canais de energia da Sabedoria Oriental como um meio de desenvolver seu autoconhecimento, acesse:  aprenda com o Grupo Ser Natural

ATÉ A PRÓXIMA!









Nenhum comentário: