terça-feira, 23 de janeiro de 2018

AUTOCONHECIMENTO COMO CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO DOS FILHOS


Educar é uma tarefa extremamente difícil e delicada. Não há manual de instruções que acompanhe os pequenos e o que nos resta é usar o bom senso e o máximo de informações que possam chegar até nós sobre o assunto. Mesmo assim, no afã  de educar bem nossos filhos, acabamos por cometer erros, muitas vezes, verdadeiros "delitos" (como brigar na frente das crianças), seguidos de arrependimento! Esperamos e pensamos que podemos ensinar sempre o melhor, mas o que eles aprendem não e o que lhes estamos a ensinar e sim, aprendem, por imitação. Imitam tudo aquilo que fazemos, a forma como fazemos, as atitudes e as palavras que usamos, as emoções que demonstramos, enfim, tudo isso, enquanto estamos "tentando ensinar-lhes” algo.
Aliás, enquanto tentamos lhes ensinar e durante todo o resto do tempo da nossa convivência com eles, no cotidiano.


Então, é preciso lembrar que, antes de tudo, a criança observa e imita. Basta ficar atento as suas brincadeiras para que se perceba o quanto imitam os pais, os avós, os irmãos, mais velhos ou mais novos...
Na criança, tudo é novo e tudo e estímulo para aprender. Eles são o pequeno botão da flor, o broto que se abre para o novo uma página em branco que vai sendo preenchida...por eles mesmos!!! Portanto, não se pode esperar que sua própria escrita será a história de sua criança, mas, com toda certeza, mais tarde, quando essa criança for um adulto, você encontrará nele, traços daquilo que você é, mas nem percebeu que, querendo você ou não, ele aprendeu com você!


Concluo que para educar bem seu filho, menos palavras e mais exemplos são necessários. Por isso, seu trabalho de autoconhecimento torna-se muito mais valioso do que qualquer passo-a-passo que o “ensine a educar” seu filho. Mesmo porque, é impossível que haja realmente qualquer livro ou regras que se apliquem igualmente a duas crianças diferentes (usando aqui a palavra diferente como um pleonasmo).
Portanto, antes de mandar seu filho para o terapeuta, sugiro que você, de alguma forma, desenvolva seu conhecimento de si mesmo. Faça você uma terapia ou qualquer trabalho de autoconhecimento com o qual possa se identificar. Olhe para si, sem críticas, com compaixão, mas com sinceridade e verdade e então, seja o melhor exemplo que puder,  mostre para seu filho quem você é e o que tem de melhor para lhe oferecer.



TERAPIA FLORAL

Evidentemente, não existe dentro da terapia floral, nenhum padrão de tratamento predeterminado. O que se espera  é que cada um seja observado na sua individualidade para que se determine a melhor combinação de essências para cada situação. Toda a terapia floral atua baseada no processo de conscientização de si a partir do desenvolvimento do autoconhecimento. A filosofia dessa terapia baseia-se no fato de que, quando a pessoa se conhece com mais profundidade,  ela é capaz de fazer melhores escolhas para si, adapta-se melhor ao ambiente e relaciona-se com o próximo com maior respeito e facilidade, portanto, ela se torna mais feliz e faz feliz quem está por perto.

A Terapia com os Florais de Bach, além de ser uma grande ajuda no processo de autoconhecimento,  lhe oferece condições de entender melhor as crianças com quem você convive e de encontrar a sua melhor maneira de lidar com o seu filho.



Até a próxima!


Nenhum comentário: