segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Enfim, férias...com as crianças!

Durante o ano letivo, as crianças, assim como os pais, tem suas rotinas.
Escravas do relógio, as crianças têm que acordar na hora certa, têm hora de tomar banho, de fazer as refeições, a hora de fazer os deveres, a hora em que lhes é permitido ver desenhos na TV e, no final do dia, vão se deitar sempre na mesma hora e respeitam, idealmente, as oito horas de sono diárias.

Os pais também têm seus horários, encaixados com os horários das crianças. Tudo é organizado de forma a compartilharem seus dias dentro de uma  programação que permite a todos cumprir suas obrigações e devoções diárias, de forma a manter a harmonia familiar. Os imprevistos vão se encaixando e assim que vão sendo retirados do caminho, a tendência é voltar a rotina programada. E assim tudo tende a funcionar bem.


Mas quando chegam as férias, essa rotina é quebrada. Que delícia é sair da rotina! Deixar de lado as obrigações diárias para fazer coisas diferentes, dedicar-se ao lazer, sem preocupações com os horários e as programações do cotidiano. Entretanto, é comum depararmos com famílias que na primeira semana de férias já estão estressados e exaustos e não veem a hora e retomar a rotina do período escolar!

É que, durante as férias, as relações entre os membros da família se modificam. O pai, a mãe, os filhos, os irmãos, enfim, todos passam a conviver em tempo integral e todos têm a ansiedade de ver seus desejos de férias realizados. Além disso, a falta total de rotina deixa todos perdidos e desprogramados. Sem prioridades estabelecidas, tudo pode ser moti vo para discórdias e confusão.


Qual a soluçao?

Todos sabemos que, em se tratando de crianças,não existem fórmulas mágicas, mas baseados em experiencias e observações, gostaríamos de deixar algumas sugestões para auxiliar você a ter férias felizes e repousantes com seus filhos. Primeiramente, é preciso escolher um tipo de férias que atenda a todos os membros da família e um lugar com  acomodações adequadas, pois a falta de conforto é algo que pode afetar o humor de qualquer pessoa.


Depois, pense numa programação mínima com relação à alimentação. O básico e nutritivo deve ser providenciado dentro de um horário fixo plausível. Evite sair para passeios longos de mais antes de dar o almoço para as crianças.  Não espere que elas fiquem exaustas e famintas para começar a pensar na alimentação. Isso gera mau humor e as brigas e choro vão se tornando constantes, estragando o passeio. Os sorvetes e guloseimas até devem ser liberados, mas na hora adequada: devem ser deixados para depois das refeições, substituindo os lanchinhos. Tudo isso evita intoxicações por exageros e garante que as crianças continuem se alimentando corretamente, garantindo a energia necessária para as brincadeiras e passeios que fazem a alegria da família.

É importante que se estabeleça um  horário, tanto para as atividades recreativas como para as obrigações: a hora da piscina, a hora do vídeo game, a hora de recolher os brinquedos, a hora do banho. Acordos feitos evitam que pais e filhos fiquem entrando em atrito o tempo todo, onde os filhos tentam extrapolar limites e os pais se veem obrigados a reprimir os exageros.

Com relação ao sono, também é necessário que se respeite algum horário. Lembre-se que o organismo da criança (principalmente) necessita das oito horas de sono, tanto no período escolar como nas férias. E como é bom os pais terem algumas horinhas livres da barulheira das crianças para relaxarem e também curtirem um pouquinho das férias a dois.

Finalmente, é bom lembrar que, de sua programação de férias,  devem constar  passeios e brincadeiras para todos os gostos, incluindo adultos e crianças, para que ninguém volte para casa se sentindo injustiçado e frustrado.

Em outras palavras, para que você possa escapar da rotina e curtir com sua família, você deverá incluir na sua rotina anual, a programação da sua rotina de férias.


Os florais de Bach não devem ficar fora da bagagem.

A farmacinha é fundamental na sua bagagem de férias. Assegure-se de levar consigo tudo o que costuma usar nos casos de dores de garganta, febres, de pequenos ferimentos, etc. E não se esqueça dos seus Florais de Bach.
Para começar, Rescue, ou Five Flower Remedy é a essência floral de Bach que não pode faltar. Ela é útil em situações de emergências de qualquer natureza e também é excelente para acalmar as pessoas quando entram em processo de desarmonia emocional, tanto crianças, como adultos.
Outra  sugestão é uma combinação onde você pode incluir Hornbeam, Walnut e Rock Water.

Hornbeam é a essência que trata a preguiça que nos impede de fazer as coisas de uma forma diferente daquela que fazemos no dia a dia. Ele incentiva a criatividade que nos faz ter ótimas ideias para preencher, com atividades interessantes, aqueles momentos livres do dia. Essa essência vai ajudar você a criar uma ótima “rotina de férias”.

Walnut é uma essência que faz com que você perceba que sua individualidade está sempre a salvo, onde quer que você vá, com quem quer que você esteja, seja qual for sua rotina. Walnut é importante durante o período de férias porque auxilia cada uma das pessoas a se adaptarem às novas situações, a se relacionarem com os demais e a se adaptarem aos diferentes de lugares,  aproveitando o que há de novo, sem medo de perder o contato com sua essência.

O tema do floral Rock Water e a flexibilidade. Nada melhor do que ter uma atitude flexível diante dos  possíveis imprevistos das férias.  Rock Water faz você relaxar e aproveitar tudo o que as férias podem lhe trazer de novo e divertido, liberando você da rotina do cotidiano.


O uso das essências florais, com certeza, não fará com que as crianças se tornem quietinhas e comportadas como se fossem adultos, não eliminarão todos os momentos de discórdias, principalmente aqueles dos dias de chuva na praia, mas será de grande ajuda na harmonização da convivência de todos e, o que é mais importante, possibilitará uma tranquilidade maior para que você possa encarar de outra forma essa convivência intensa com seus filhos, curtindo momentos imemoráveis, brincando, conversando e se divertindo com seus filhos, percebendo que eles  vão crescer e somente serão crianças uma vez na vida.
Portanto, caro internauta, aproveite esses momentos juntos, para se conhecerem melhor e para fazerem juntos, tudo aquilo que a rotina do tempo das aulas não inclui.

Boas Férias para você e sua família! 





Nenhum comentário: